Qualidade da água em poços artesianos

Você sabe para que serve um Flutuador de Mangote?
8 de novembro de 2018

Qualidade da água em poços artesianos

Os poços artesianos são uma solução alternativa de abastecimento de água para o consumo humano. Elas podem ser classificadas como água potável caso possuam características e substâncias que não ofereçam risco à saúde das pessoas e dos animais.

As fontes de abastecimento de água estão constantemente sujeitas ao risco de contaminação, e não somente por serem cristalinas, inodoras ou não apresentarem sinais de poluição significa que estão próprias para o consumo.

É importante destacar a diferença entre os conceitos de água poluída e água contaminada, pois nem sempre eles são empregados da maneira correta. Confira as diferenças:

Água poluída

Apresenta alterações físicas e químicas como, mudanças na cor, no cheiro, na turbidez e no sabor. Essas alterações podem ser provocadas por substâncias químicas diversas, por derramamento de petróleo, entre outros elementos estranhos presentes na água.

Água contaminada

Ela nem sempre apresenta alterações nas características físicas, mas contém substâncias tóxicas ou organismos patogênicos que colocam em risco a saúde da população. Os agentes responsáveis pela contaminação podem ser bactérias, protozoários ou vírus, capazes de causar as chamadas doenças de veiculação hídrica.

Existem outras formas de contaminação da água, que podem ser:

– Falta de tratamento de esgotos domésticos, agrícolas e industriais;

– Acidentes ambientais, que poderiam ser evitados caso todas as normas de segurança fossem cumpridas;

– Poluição orgânica, oriunda do esgoto doméstico, restos de seres vivos e resíduos da agricultura;

– Descarte inadequado de substâncias como metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes;

– Presença de patógenos resistentes ao tratamento de esgoto ineficiente.

Toda água contaminada pode ser considerada poluída, contudo, ambas são impróprias para o consumo, necessitando passar por algum processo de desinfecção para se tornar potável.

Para saber se a água do poço é própria para o consumo, deve ser feita uma análise periódica da qualidade da água, pois somente essa análise poderá indicar se o lençol freático foi contaminado de alguma forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *