Bandeiras pelo litoral, você sabe o que significa?

Já conhece o Absorvente Orgânico Vertex Turfa® ?
17 de outubro de 2018
Você sabe para que serve um Flutuador de Mangote?
8 de novembro de 2018

Bandeiras pelo litoral, você sabe o que significa?

Uma série de fatores influenciam na balneabilidade das praias, com indicação de bandeira em três categorias distintas, que descrevemos abaixo. Descubra também que a qualidade e perigo das águas não são os únicos fatores.

Em todo o mundo, quando chegamos na praia, encontramos bandeiras coloridas pela orla, elas indicam a balneabilidade da água do mar, ou seja, se ela é limpa ou não para banho.

A indicação da bandeira possui três categorias: excelente, muito boa e satisfatória. Essa classificação é feita de acordo com as densidades de bactérias fecais resultantes de análises feitas em cinco semanas consecutivas.

Essas análises são efetuadas semanalmente por institutos de pesquisa e análise da qualidade ambiental de cada estado.

Quando a bandeira for vermelha não se deve entrar em contato com a água pois ela indica que há contaminação por esgoto e pode existir a presença de vários tipos de microrganismos causadores de doenças tais como: gastroenterites, infecções respiratórias de olhos, de ouvidos e de pele, hepatite, cólera, entre outras.

Se a bandeira estiver verde, o contato com a água é seguro e não há risco de contrair essas doenças.

Uma série de fatores influenciam na balneabilidade das praias, como por exemplo, se esta localizada em uma zona muito habitada e com muitos frequentadores, a tendência é que a qualidade de suas águas não seja tão boa.

Épocas de chuva também costumam prejudicar a balneabilidade já que trazem dejetos para o mar. Outros fatores de destaque são a coleta de lixo, o tratamento do esgoto local e a mudança das marés, que podem afetar negativamente as águas.

Todo ano, as organizações responsáveis pela divulgação da qualidade das praias do Brasil, publicam uma lista com os pontos próprios para banho.

Antes de ir para a praia, pesquise e opte por uma praia de águas limpas. Procure sempre por sites confiáveis como os portais de notícias do seu estado e fique atendo as bandeiras para que suas férias sejam divertidas e tranquilas.

Há também a bandeira azul! Ela é distribuída por uma organização independente chamada FEE (ou Foundation for Enviromental Education) e é um reconhecimento de excelência.


Créditos imagem: www.bandeiraazul.org.br

Para receber a bandeira azul é testado não só a balneabilidade, como outros fatores ambientais e estruturais, levando em consideração a conservação do meio ambiente, segurança, serviços e infraestrutura de apoio.

Esta fundação também reconhece marinas e operadores de embarcações por serviços sustentáveis.

No Brasil, a primeira bandeira azul chegou em 2009 para a praia de Jurerê, em Florianópolis e este ano, a FEE já aprovou 15 candidatos brasileiros para receberem a bandeira, sendo eles 9 praias, 5 marinas e 1 embarcação de turismo sustentável.

Saiba mais no site: www.bandeiraazul.org.br

 

2 Comentários

  1. Bom dia prezado(a) ; muito eficiente esse sistema , ,ele facilita ter um bom recolimento da bomba ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *