Onde estacionar meu barco?

Dicas para uma navegação tranquila
1 de outubro de 2018
Já conhece o Absorvente Orgânico Vertex Turfa® ?
17 de outubro de 2018

Onde estacionar meu barco?

Para que seus passeios de barco sejam tranquilos, é importante que você escolha um local adequado para ancorar sua embarcação.

Outro ponto essencial é saber se sua marina atende a todas as normas de navegação e ambientais vigentes. Além claro, de ter os marinheiros e operadores preparados com os cursos aplicados pro profissionais certificados, como os cursos da Vertex.

Hoje vamos falar um pouco sobre a infraestrutura das marinas e garagens náutica, para ajudá-lo a cuidar do meu barco.

Diferença entre garagem náutica e marina

As garagens náuticas são estruturas que guardam embarcações tanto na água quanto em terra, podendo ter cobertura ou não. Em algumas instalações é possível encontrar oficinas para manutenção e reparo de lanchas e seus equipamentos.

Algumas garagens oferecem serviços de limpeza e verificação do motor, para que não ocorra nenhum tipo de problema quando os proprietários voltarem para usar as suas embarcações.

Já as marinas são um conjunto de instalações planejadas que possuem locais de lazer, navegação e esporte. Algumas construções possuem áreas ao fundo para a ancoragem dos barcos, serviço de limpeza, reparação e até mesmo venda de combustível.

Você também poderá se hospedar, praticar algum esporte ou se divertir nesses lugares, que funcionam quase como hotéis.

Escolha sempre a que tiver a melhor estrutura e que mais se adeque às suas necessidades. Listamos abaixo alguns tópicos importantes para levar em consideração:

  • Certifique-se de que o local é seguro e que há controle de segurança;
  • O modelo da sua lancha também pode interferir na escolha do local da ancoragem. Existem marinas específicas para veleiros; 
  • Verifique se a marina oferece serviços de manutenção, como verificação do motor ou a retirada da água dos veleiros, pois fazer reparos na sua lancha por conta própria pode ser um problema e um gasto a mais; 
  • Certifique-se de que na sua vaga há ponto de energia, assim você não precisa gastar suas baterias com um ponto de luz bem localizado ao lado do barco; 
  • É essencial ter uma torneira de água potável próxima se você não quer ficar carregando baldes e mais baldes de água doce para dentro do barco; 
  • Ter Wi-fi também é importante, pois irá te manter conectado com o mundo se você pensa em trabalhar ou morar no barco; 
  • Confira se o local escolhido possui programas ou ações de responsabilidade social e ambiental.O óleo ou o combustível que sai de barcos poderá gerar danos irreversíveis às matas e aos animais que vivem próximos; 
  • Entenda as burocracias e questões financeiras do local, como também se possui licença ambiental emitida pelo órgão oficial da região. 
  • Verifique se marina possui um PEI, plano de emergência e estrutura, avisos e preparativos para eventuais emergências em solo e água.

Com essas dicas, você poderá escolher a melhor marina ou garagem náutica para seu barco e desfrutar da sua embarcação e dos passeios com menos preocupações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *